De que é feito o cabelo?

De que é feito o cabelo?

Prontos para essa aula de ciência do cabelo?

O cabelo é composto por uma proteína chamada queratina. O cabelo não é a única parte do corpo feita de queratina; essa proteína também é responsável pela pele e unhas.

Primeiro, a queratina é uma proteína que ocorre naturalmente e pode ser encontrado nas células epiteliais da superfície da pele. Existem diferentes tipos de queratina que são responsáveis ​​por diferentes tipos de crescimento e estrutura; existem 54 tipos que seu corpo pode produzir, sendo que metade desses tipos residem dentro dos folículos capilares encontrados em todo o corpo.

A queratina é uma proteína intermediária de formação de filamentos. Curiosamente, a estrutura e a função de uma proteína de queratina dependem de suas cadeias de aminoácidos. Como a queratina não pode ser dissolvida em água, solvente, ácidos ou mesmo alcalinos, sua estrutura permanecerá praticamente intacta quando for exposta à maioria dos produtos químicos do corpo.


As proteínas da queratina dependem muito da água para manter e suportar sua funcionalidade e tamanho. Por exemplo, uma proteína pode perder seu comprimento quando algumas ligações moleculares se quebram em alta temperatura (é por isso que você deve evitar o uso de altas temperaturas escaldantes em seu cabelo!).

Então, como seu cabelo cresce?

A jornada do seu cabelo começa na raíz, onde está  as células se unem e criam a queratina. A própria raiz pode ser encontrada dentro de um folículo piloso. Existem também pequenos vasos sanguíneos localizados na base de cada folículo para alimentar a raiz do cabelo e garantir que ele continue crescendo.

Quando você realmente é capaz de ver o cabelo na superfície da pele, as células que compõem esse fio de cabelo não estão mais vivas. Isso significa que todo o cabelo em seu corpo que você pode ver é composto de células mortas, e é por isso que você pode fazer um novo "penteado" sem se preocupar com cada corte de tesoura machucando seu cabelo.


Esses folículos capilares também não estão por conta própria, quase todo folículo piloso está conectado a uma glândula sebácea, que produz o óleo que permite que seu cabelo tenha aquele aspecto brilhante e o que o mantém saudável e hidratado.

Por isso sempre ressaltamos a importância de um couro cabeludo saudável, a força, hidratação e aparência dos seus fios dependem de um folículo limpo, desobstruído, mas hidratado o suficiente para alimentar a queratina, produzir óleo natural e garantir mais cabelos por mais tempo.

O que torna o cabelo crespo, liso ou ondulado?

Ok, então os diferentes tipos de queratina têm alguma relação com o fato de seu cabelo ser liso, ondulado ou encaracolado? Todo cabelo tem dois componentes importantes: a haste do cabelo e o folículo piloso.

Os fios de seu cabelo são os fios que você vê fluindo de sua cabeça. O folículo do cabelo está dentro da pele do couro cabeludo. Ambos contribuem para a estrutura e a forma do cabelo.

Primeiro, vamos discutir o folículo piloso. A curvatura do folículo é uma grande parte do que determina a forma do nosso cabelo. Por exemplo, se você olhar o corte transversal de alguém com cabelo liso, verá um folículo perfeitamente redondo. Uma seção transversal de cabelo encaracolado, alternadamente, seria oval. Também é importante notar que, quando você tem cabelos cacheados ou ondulados, eles passam por um processo de queratinização assimétrico, que é o que dá a você todas aquelas curvas e cachos em seu cabelo.

Você pode estar se perguntando que papel a haste do cabelo desempenha na textura. A resposta é ligação de proteínas. O cabelo que você vê é composto de células mortas cheias de queratina. A proteína contém cópias de um aminoácido chamado cisteína, que possui um grupo químico especial que contém enxofre.

Isso permite que ele crie ligações fortes com outras moléculas que também contêm enxofre. Uma vez que o cabelo é em grande parte queratina, os aminoácidos de cisteína podem realmente ir em frente e se ligar a outras cisteínas mais abaixo na haste do cabelo - o que cria um cacho. Em última análise, o folículo capilar é muito mais influente em determinar se você terá cabelos crespos ou lisos do que a haste do cabelo.

Por que escolher um cuidado personalizado para o cabelo?

É claro para nós que o cabelo é realmente incrível. Cuidar dele e mostrar o amor que ele merece é a chave para garantir que seu cabelo tenha uma aparência e um toque perfeitos.

É exatamente por isso que na Hoaki, somos apaixonados por oferecer o melhor em cuidados personalizados para os cabelos. Afinal, é o que você merece! Seu cabelo trabalha duro para você, e agora é hora de mostrar a ele o mesmo respeito.

No quiz, pediremos que você preencha uma série de perguntas para que possamos ter uma visão holística do que afeta seu couro cabeludo e cabelo. A partir daí, trabalharemos diligentemente para escolher a fórmula certa para você.

O cabelo de todas as pessoas é feito da mesma proteína - queratina - mas há uma série de coisas que podem tornar o cabelo diferente um do outro. Textura, comprimento, estilo e tratamento são apenas alguns deles. Elimine as suposições de cuidados com os cabelos e obtenha uma recomendação personalizada para que você possa ter certeza de que está cuidando da melhor forma possível.

Para concluir

A queratina é uma proteína incrível, e você pode tomar várias medidas para garantir que seu cabelo receba a atenção que merece. Comece hoje seu novo ritual e você não vai olhar para trás.

 

Deixe um comentário