Qual a porosidade do seu cabelo e como cuidar

Qual a porosidade do seu cabelo e como cuidar

Conversamos com dois especialistas em cabelo, para entender como que a porosidade do seu cabelo pode dizer se suas madeixas estão danificadas, precisam de hidratação ou se estão saudáveis.

O que é porosidade do cabelo?

Essencialmente, a porosidade determina como seu cabelo pode reter e absorver a umidade. "A porosidade pode ser dividida em três categorias: baixa, normal e alta", diz Groover. "Cabelo de baixa porosidade tem cutículas muito próximas umas das outras, cabelo de porosidade normal tem cutículas ligeiramente menos unidas e cabelo de alta porosidade tem cutículas mais espalhadas."

Cabelo de baixa porosidade

Se você tem cabelo de baixa porosidade, Chambers-Harris diz que isso significa que seu cabelo está tecnicamente em um estado saudável, o que vai contra o mito comum de que baixa porosidade significa danificado: “Adoro contar às pessoas [é um mito]”, diz ela. "Baixa porosidade é, na verdade, um cabelo saudável que não está sendo hidratado corretamente. A camada da cutícula está intacta, mas você não está hidratando-a adequadamente, então ela fica seca e emaranhada."

Chambers-Harris gosta de usar um canudo para explicar o cabelo de baixa porosidade. "Se você tem um canudo e faz furos, pode absorver o líquido facilmente, mas não consegue reter o líquido. Depois de retirado do líquido, tudo vai escorrer do canudo." Ela diz que uma das maneiras mais fáceis de garantir que seu cabelo receba a umidade necessária é lavá-lo e condicioná-lo todas as semanas. "Quando você está com sede, você não bebe condicionador ou óleo - você bebe água." Além de lavar o cabelo semanalmente, ela compartilha uma dica profissional que pode ajudar a começar bem o seu dia de lavagem: "Use um óleo que possa realmente penetrar nos fios de cabelo antes de lavar.

Se você olhar para as culturas antigas, eles sempre tenderam a passar óleo nos cabelos antes limpar.

Ela diz que o pré-shampoo pode não apenas ajudar a hidratar o cabelo, mas também prevenir cortes em seus fios. “É chamado de fadiga higroscópica”, explica ela. "Quando você entra no chuveiro joga água morna no cabelo, ele incha e se contrai muito rápido, o que causa cortes nos fios." Certifique-se de selecionar um óleo pré-shampoo que não caia no topo do cabelo. Dr. Chambers-Harris recomenda óleo de abacate: "É um óleo emoliente incrível que realmente penetra nos fios do cabelo e ajuda a hidratá-lo por dentro."

 A fadiga higroscópica é uma quebra da cutícula do cabelo causada pela entrada e saída de umidade excessiva. O cabelo que passou por fadiga higroscópica vai se esticar facilmente sem retornar ao seu estado normal quando você o puxa, e também fica pegajoso mesmo quando molhado. Isso pode ser causado pelo uso de muito condicionador e por não espremer o excesso de água do cabelo após o banho.

Cabelo de porosidade normal

Cabelo de porosidade normal é o tipo de cabelo mais fácil de manter porque as cutículas tendem a ser mais soltas e, por isso, a umidade penetra facilmente no cabelo. Se você tiver a sorte de ter um cabelo de porosidade média, Groover recomenda uma máscara de condicionamento profundo para manter a saúde do seu cabelo. "Incorporar condicionadores profundos em seu regime para manter a saúde do cabelo e aumentar a absorção do produto é a chave para obter os melhores resultados de modelagem", diz Groover.

Cabelo de alta porosidade

Se seus cachos apresentarem ressecamento excessivo, frizz e se quebrarem facilmente, essas são algumas das principais características de um cabelo com alta porosidade ou com uma cutícula elevada e porosa. “Com alta porosidade, você pode absorver água, mas não pode retê-la”, explica Chambers-Harris. "Devido à estrutura proteica do seu cabelo, a camada da cutícula é danificada pela coloração, pelo relaxamento, etc. e você não consegue segurá-la." Chambers-Harris diz que como você trata seu cabelo pode afetar a porosidade dele. "Digamos que você tem o cabelo tingido, ou usou um relaxante ou fica muito exposto ao sol, então [o cabelo] tende a resultar em  alta porosidade." Ela diz que fazer qualquer coisa que danifique a camada da cutícula com frequência - até mesmo tingir o cabelo uma vez ou receber muito sol ou cloro - pode deixar o cabelo com alta porosidade.

Não importa a porosidade do seu cabelo, Chambers-Harris tem quatro dicas para todos os tipos de cabelo. "Use um óleo antes do shampoo, use um shampoo sem sulfato, use um condicionador profundo com quantidades iguais de proteína e umidade para equilibrar seus fios de cabelo e siga com um hidratante à base de água."

 

Deixe um comentário