Seu tipo de cabelo e como cuidar

Seu tipo de cabelo e como cuidar

É certo que diferentes tipos de cabelo natural exigirão diferentes tipos de cuidados.

Você já experimentou um produto que sua amiga de cabelos ondulados adorou, apenas para ficar desapontada quando não fez nada para seus cachos apertados? Ou talvez você não tenha percebido que seu tipo de cabelo natural específico precisa de mais umidade, ou lavagem mais frequente, ou menos tratamentos à base de proteínas, enquanto todos os itens acima funcionaram para outra pessoa?

Embora às vezes controverso, o gráfico de tipo de cabelo natural é uma das primeiras ferramentas que os naturalistas usam para começar a entender seu cabelo e como cuidar melhor dele. O gráfico alfanumérico lista os tipos de cabelo com base na textura, dos números 1 a 4, com subcategorias de A, B e C – o que significa que alguém pode ser 2B enquanto outro é 4C. 1 é a categoria mais reta, com textura aumentando até 4, que é o cacho mais fechado.

TIPO 1: cabelo liso

O tipo 1 varia de 1A (reto) a 1C (reto com leve ondulação), e é notório por não exigir produto pesado. Stephen, que trabalhou com celebridades como Rihanna, Zendaya, Laverne Cox e muito mais, recomenda o uso de produtos mais leves para quem tem cabelo tipo 1. "Cabelos mais finos não requerem tanta umidade", ela nos diz. Se você tem cabelo tipo 1, mas também é super fino, você quer ficar longe de produtos que vão pesar”, ela compartilha.,Você também quer realmente seguir a sugestão de colocar condicionador do meio para as pontas, em vez de colocá-lo no couro cabeludo. Isso pode pesar seus fios e fazer com que seu cabelo pareça oleoso recém-saído da lavagem."

Tipo 1a

Este tende a ser o mais plano, fino e reto dos tipos de cabelo liso. Manter um grampo ou um elástico no cabelo liso é um truque de mágica, porque parece que nada segura, e tudo desliza facilmente. Seu BFF: spray texturizante.


Tipo 1b

Ainda reto, mas com algumas curvas e alguns fios mais grossos. Seu maior inimigo são raízes gordurosas, ao invés de pontas secas. Sua melhor amiga: shampoo à seco para texturizar e shampoo para raízes oleosas.


Tipo 1c

Mais espesso e mais grosso, o que significa também mais propenso a frizz, volume e secura. Se seu cabelo liso também estiver danificado (tratamentos químicos, de coloração e térmicos), você provavelmente cairá no tipo 1c. Sua melhor amiga: máscaras de cabelo semanais.


TIPO 2: cabelo ondulado

Cabelo ondulado tende a ter curvas mais definidas - e múltiplas - da raiz às pontas. O que significa que se seu cabelo tem "apenas uma ou duas mechas realmente cacheadas", você provavelmente está olhando para um cabelo liso tipo 1c, versus um cabelo ondulado tipo 2 verdadeiro. As ondas do tipo 2 podem variar de ondas de praia perfeitas a ondas fofas e indefinidas, e também são um dos tipos de cabelo mais fáceis de estilizar.


Tipo 2a

Ao contrário do cabelo 1c, os fios de cabelo 2a têm um padrão em forma de S plana que lhes dá sua ondulação. 2a o cabelo tende a ser mais fino e mais liso e ainda pode ser facilmente soprado e alisado. Sua melhor amiga: sprays de sal marinho para estimular sua onda natural.


Tipo 2b

As ondas 2b têm uma forma de S um pouco mais definida - geralmente com espessura fina e / ou média - e são um pouco mais propensas a frizz e volume, especialmente se seu cabelo estiver danificado. Sua melhor amiga: uma mousse que aumenta as ondas.


Tipo 2c

Ainda principalmente ondas em forma de S, mas com alguns cachos soltos e texturas mais diferentes umas das outras e misturadas. O cabelo 2c tende a frizz com facilidade e a definição solta rapidamente. Seu BFF: um creme leve para cachos.


TIPO 3: cabelos cacheados

Para que você faça parte do clube do cabelo encaracolado, seu cabelo deve ter cachos reais - ou seja, pedaços que se enrolam em volta de si mesmos como uma mola, em vez de pedaços que apenas ondulam para frente e para trás em forma de S plana. É comum - e provável - ter uma mistura de texturas onduladas (e até mesmo algumas ondas!) Na cabeça de uma vez.


Tipo 3a

Ao contrário do cabelo 2c, que tem principalmente ondas e poucos alguns cachos soltos, o cabelo 3a tem predominantemente cachos soltos e leves algumas ondas. Os cachos 3a tendem a ser mais finos, facilmente soprados e superreativos aos elementos (umidade! Vento! Secura!). Sua melhor amiga: uma mousse que aumenta os cachos.


Tipo 3b

Os cachos 3b geralmente têm a circunferência de seu dedo ou um marcador. Esses cachos são mais elásticos e mais apertados do que os cachos 3a, mas também são mais propensos a secar e frisar. Seu BFF: um condicionador sem enxágue.


Tipo 3c

Os cachos 3c são perceptivelmente mais apertados do que os cachos 3b - pense no tamanho de um canudo ou lápis - e bem agrupados, dando maior volume ao cabelo. Eles também são os mais propensos a secar e quebrar dos cachos tipo 3. Seu BFF: um óleo rico em proteínas.


TIPO 4: cabelo crespo

Cabelo crespo pode ter uma mistura de texturas que variam de um padrão em forma de mola fortemente enrolado (forma de S) a um padrão em zigue-zague que na verdade não se enrola em torno de si mesmo (forma de Z). Por causa de suas dobras e ângulos, a oleosidade do couro cabeludo não pode lubrificar facilmente os fios de cabelo, tornando o cabelo tipo 4 o mais frágil, seco e sujeito a danos de todos os tipos de cabelo - MAS também o mais versátil para modelagem.


Tipo 4a

O cabelo 4a tem as espirais menores e mais justas - geralmente misturadas com alguns cachos 3c - que mal podem se enrolar em uma agulha de crochê. Suas bobinas podem perder definição e umidade rapidamente, o que significa que sua melhor amiga é gel/creme curl para enrolamento com os dedos.


Tipo 4b

Em vez de se enrolarem ou se enrolarem, os fios 4b (e c!) Se dobram em forma de zigue-zague e têm a circunferência de uma mola em uma caneta esferográfica. O cabelo 4b é mais propenso a encolher do que o 4a, então mantenha o cabelo alongado e definido com seu novo BFF, um leave-in de hidratação dos cachos,


Tipo 4c

O padrão em forma de Z do 4c é muito mais apertado do que o 4b e naturalmente tem menos camadas de cutícula do que qualquer outro tipo de cabelo (FYI: a cutícula retém a hidratação e protege o cabelo de danos), o que significa que precisa de umidade, umidade e mais umidade. Seu BFF: um creme leave-in rico em emolientes.

 

Agora que você já tem uma ideal geral sobre qual o tipo (tipos) de cabelo que você possui, foque na sua jornada de cuidados, seja paciente e cuide das madeixas como se elas fossem fios de seda, ou seja, sempre com bastante cuidado.

Deixe um comentário